29.5.07

Teoria dos Conjuntos


* Teoria dos conjuntos é a teoria matemática que trata das propriedades dos conjuntos. Ela tem sua origem nos trabalhos do matemático russo Georg Cantor (1845–1918), e se baseia na idéia de definir conjunto como uma noção primitiva. Também chamada de teoria ingênua ou intuitiva devido à descoberta de várias antinomias (ou paradoxos) relacionadas à definição de conjunto. (Wikipédia)


* Aqui vai um exemplo da Teoria dos Conjuntos.
Comecemos com os conjuntos ‘A’ e ‘B’, ou talvez exista o ‘C’, quiçá o ‘D’ também... O que se sabe é que o conjunto B julgava pertencer a A, mas não um julgar matemático. ‘A’ sabia da intersecção, mas já não acreditava nessa história de pertence e não pertence.

Existe o conjunto universo. Este sim, aonde todos os outros residem. E cada um destes outros podem e vão fazer intersecções com os outros, oras. Mas o tal do conjunto ‘B’, que parece não entender muito de matemática, não quer ‘C’, ‘D’, ‘E,’ ‘F’... ‘Y’ fazendo parte de ‘A’, ao menos não ali, onde todos elementos se misturam.

E ainda sofre o conjunto ‘B’. Tonto. Ele tenta entender porque invadem aquele 'lugarzinho' – ele deixa de perceber que o que vale é aquele seu espaço só seu em comunhão com 'A'. E que é este espaço rico que deve ser cultivado.

Não façam um julgamento cruel de ‘B’. Porque no fundo ele sabe de tudo isso. E ele briga com os elementos pertencentes ao seu conjunto. Grita para que eles se comportem, que não se exaltem e tampouco se entreguem. Que se acalmem, que há de passar. E eles teimam em escapar. E escapam. Por mais que 'B' queira ficar contido. Um pouco injusto e vazio, o conjunto 'B' faz se esquecer que ele pode ser 'A'...

* "... Hoje eu vim, minha nega, sem saber nada da vida
Querendo aprender contigo a forma de se viver
As coisas estão no mundo só que eu preciso aprender..."
(Coisas do mundo, minha nega – Paulinho da Viola)