21.5.07

Mosaico Globalizante


O chefe da folia pelo telefone manda me avisar que com alegria não se questione para se brincar. É deixar mágoas pra trás, oh rapaz. Fica triste se és capaz, e verás. Mas isso foi há muito tempo atrás, quando Don-Don ainda jogava no Andaraí. Naquela época nossa vida era mais simples de viver, não tinha tanto miserê, nem tinha tanto ti-ti-ti, no tempo que Don-Don jogava do Andaraí. Era tudo diferente: propaganda era reclame e ambulância era dona assistência; mancada era um baita vexame e pornografia era só saliência; sutiã chamava porta-seio; revista pequena, gibi. No tempo que Don-Don jogava no Andaraí, rock se chamava fox e tiete era moça fanática. O que hoje se diz xerox chamava-se então de cópia fotostática; motorista era sempre chaufeur; cachaça era Parati...no tempo que Don-Don jogava no Andaraí.

O tempo passou e hoje em dia o Sol não causa mais espanto. Miséria é miséria em qualquer canto. Riquezas são diferentes. Cores, raças, castas, crenças...riquezas são diferenças. Índio, mulato, preto, branco, filhos, amigos, amantes, parentes, fracos, doentes e aflitos. Em qualquer canto: miséria. Riquezas são misérias. Bom dia passageiro é o que lhes deseja, a miséria S/A que acabou de falar.

A miséria s/a fala para todos. Diz que a cidade não pára, a cidade só cresce. Enquanto o de cima sobe e o debaixo desce. Fala também que as grades do condomínio são pra trazer proteção, mas também trazem a dúvida se é você quem está nessa prisão. O resto que ela fala eu já sei. É que eu acordo p’rá trabalhar, eu durmo p’rá trabalhar, eu corro p’rá trabalhar.Eu não tenho o tempo de ter, o tempo livre de ser, de nada ter que fazer.Eu não vejo além da fumaça que passa e polui o ar.

A miséria S/A só não fala o que querermos saber. E o que queremos saber? Nós queremos saber o que vão fazer com as novas invenções. Queremos notícia mais séria sobre a descoberta da antimatéria e suas implicações na emancipação do homem das grandes populações. Homens pobres das cidades das estepes e dos sertões. Queremos saber quando vamos ter raio laser mais barato. Queremos viver confiantes no futuro por isso se faz necessário prever qual itinerário da ilusão. A ilusão do poder, pois se foi permitido ao homem tantas coisas conhecer é melhor que saibam o que pode acontecer.

O que pode acontecer com os milhares de megabytes abatendo a solidão. Com a graça de Bill Gates, salve a globalização! Se o homem já foi a lua, vai pegar o sol com a mão. Basta comprar um PC e aprender o 'abc' da informatização. Não quero saber de mais nada. Só quero entrar na rede pra contactar, os lares do Nepal, os bares do Gabão....que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular...que lá na praça XI tem um videopôquer para se jogar...


Lista das músicas:

Pelo Telefone
Tempo de Don Don
Miséria
Miséria S/A
A Cidade
Minha Alma (A paz que eu não quero)
Capitão de Indústria
Queremos Saber
Kid Vinil
Pela Internet