15.10.07

Isto é SAUDADE

- Um dia vocês vão sentir minha falta – desafiava a senhora aos 70, 75 e 80 anos
Tinha gente que duvidava. Tinha gente que duvida de teimoso. Gente que de teimoso duvidava para provocar a teimosia alheia para que no fundo não desistisse.
Sábia mulher. Ô mulher de verdade. A vida foi dura, duríssima com ela, que crédula em Deus chegou a questionar seu deus.
- Para que esta provação? Me leve logo! – pensava
Quando o assunto era alguma data comemorativa costumava dizer que “até lá” não estaria por aqui Tinha mesmo o tema da morte presente. A senhora concordaria com estas palavras. Mas havia gente esforçada em tornar aquela vida mais leve, o dia seguinte melhor, o coração mais saudável e a respiração forte.
E dizem que a cada “até lá” que ela deixava escapar o travesso Deus, a presenteava com uma multa a ser paga em vida. A moeda em jogo era vida mesmo.
- Não tem negociação – teimava Deus.
Um dia não teve “até lá”, nem “até logo” e tampouco “adeus”. Não teve a chance de se despedir de verdade.
Mas todos no fundo sabiam o porquê de não haver despedida: quem não foi e nunca irá sair dos corações e pensamentos não deve mesmo se despedir.
É assim que o neto dela se conformava sabendo que sempre sentirá a sua falta, ou melhor, a sua eterna e generosa presença. E esta Saudade maiúscula.